Escola de Ténis


img_0378Historicamente, o Ténis é considerado um desporto de elite. Tendencialmente, as crianças começavam a praticar este desporto em clubes privados ou em escolas exclusivas para os sócios. Mas muitos dos grandes campeões começaram a jogar em campos públicos. Neste contexto, acreditamos que a introdução de uma Escola de Ténis no Ginásio Clube de Santo Tirso tem contribuído para que este seja, cada vez mais, “um desporto para todos”.
O objetivo do projecto passa não só pela formação, pelo entretenimento e educação, mas também pela ampliação da base e qualidade dos jogadores, sem nunca descurar a vertente de competição.
O ponto de partida para a massificação de uma modalidade passa, antes de mais, pelas escolas, pelo que é necessário um plano de divulgação da modalidade nas escolas do concelho.
É neste contexto que acreditamos que o Ginásio pode proporcionar a todas a crianças do concelho o contato com a modalidade. Mais ainda, deverá incentivar a prática assídua do Ténis, criando assim um maior interesse pela modalidade.
É o momento de chegar às crianças com a mensagem do Ténis. Oferecer a todas as pessoas a oportunidade de jogar Ténis.
Rafel Andrade“O objetivo é alargar a base da pirâmide”. Quantos mais jogadores existirem nesta base maior a probabilidade de atletas atingirem o topo a nível sénior.
O Ténis é um excelente desporto para crianças, jovens e adultos, e a nível profissional oferece as mesmas oportunidades tanto a homens como a mulheres.
O Ténis é um desporto para toda a vida. Estudos realizados demonstraram aliás que jogadores de média idade têm um perfil de saúde significativamente melhor que a população em geral.

playstayA metodologia de ensino a ser utilizada corresponde à utilizada no projeto “PlayandStay” da ITF (International Tennis Federation).

“Playandstay” é um projeto que foi lançado em 20 de Junho de 2007, pela ITF, em 38 Países, e que visa uniformizar o ensino do Ténis em todo mundo.
As suas bases são o ensino através de uma forma ativa e divertida, utilizando um enfoque no jogo. Utiliza campos, bolas, redes e raquetes adaptadas às diferentes idades e níveis de jogo, para ajudar as crianças a aprenderem a desfrutar do jogo rapidamente com regras simplificadas.

Alguns dos objetivos da Escola são:
– Desenvolver acções de divulgação nas escolas;
– Aulas:
o Mini-Ténis;
o Iniciação;
o Aperfeiçoamento;
o Avançados.
– Dinamização de ténis para adultos;
– Criação de diferentes competições sociais e amadoras (para empresas, por exemplo), internas ou externas;
– Criação de competições oficiais de diferentes níveis e escalões;
– Desenvolver programas de ocupação de tempos livres para as crianças durante as férias escolares, envolvendo as várias modalidades que atualmente podem ser praticadas no Clube.
– Criar um centro de formação avançada e Alto Rendimento.